>

 
 

Gartner: BI móvel e para todos.

 

 

Os aplicativos de Business Inteligence deverão ganhar cada vez mais espaço nos dispositivos móveis.

 

É o que prevê uma pesquisa do Gartner, que afirma que até 2014 haverá uma transformação não só nos métodos como no uso do BI, que irá muito além da geração de relatórios e assuntos relacionados à TI.

 

Conforme a análise da consultoria, os programas de BI e Analytics devem ser "tratados como uma transformação cultural das empresas, e não apenas como um projeto de TI".

 

O estudo destaca, ainda, que a migração cada vez maior do BI para os dispositivos móveis possibilitará seu uso por executivos e colaboradores de departamentos diversos, e não mais apenas por gestores.

 

O objetivo desta transformação, segundo a projeção do Gartner, é permitir que a inteligência de mercado auxilie nas tomadas de decisão de todos os setores de uma empresa, fornecendo dados para que todos os colaboradores acertem em suas decisões, resultando, ao final, na ampliação da integração entre as áreas, gestões de áreas e gestão geral das companhias.

 

As conclusões do Gartner vão ao encontro do que relata um estudo realizado pela Ericsson, segundo o qual os usuários de banda larga móvel devem superar 1 bilhão em 2011, chegando a 3,8 bilhões até 2015.

 

De acordo com esta pesquisa, o uso crescente de computadores portáteis, celulares e de tablets vai estimular ainda mais a adoção da Internet móvel e de apps voltados a rotinas de negócio, como o BI.

 

 

Fonte: http://www.baguete.com.br/noticias/software/12/01/2011/gartner-bi-movel-e-para-todos.